27.1.16

5 dicas de estudo

|

    

O periodo letivo ja esta voltando entao eu resolvi procurar algumas dicas de ajuda em questao de organizacao escolar, achei algumas muito boas e achei que seria legal juntar com algumas que ja conhecia e postar aqui <3

1. Divida suas Dificuldades

   Divida suas dificuldades em categorias como "difícil", "médio" e "fácil". Assim você vai saber quais são as matérias que você precisa usar mais tempo. Apesar de ser difícil deixar de estudar as matérias de que gostamos, que geralmente são mais fáceis para nós, precisamos dedicar um tempo maior para as mais difíceis. 
   Você pode utilizar o sistema "SWOT" com ele você pode ver seus pontos fracos, fortes, as suas oportunidades e suas ameaças.
  • S (strenghts - forças): seus pontos fortes 
  • (weakness - fraquezas): reconhecer seus pontos fracos e trabalhar neles
  • O (opportunities - oportunidades): aproveitar as oportunidades 
  • T (threats - ameaças): afastar suas ameaças
   O site "Esquemaria" um exemplo de análise SWOT que você pode baixar, preencher e imprimir.
Exemplo de swot. Fonte "Esquemaria"


2. Use um calendário

   Usando um calendário para marcar todas as provas, entregas de trabalhos, apresentações e etc. Você vai conseguir se organizar melhor, uma vez que tem a visão mensal completa e sabe quais tarefas tem menos tempo de entrega e consequentemente deve gastar seu tempo nessas. Se conseguir um pequeno melhor ainda, pois consegue levar para a escola, faculdade ou curso e marcar na hora.
   Uma opção é utilizar o calendário do celular também, eu particularmente prefiro o calendário físico mesmo. Você consegue fazer um calendário em casa mesmo, tem vários DIY no YouTube. O site Michael Zbinden disponibiliza calendários fofos que você consegue baixar e imprimir ♡
Enconte esse e outros calendarios aqui

3. Faça resumos

   Fazer resumos é uma parte muito importante e eficiente para aprender um conteúdo. Mas não espere que tenha um rendimento apenas copiando partes do texto, você tem que ler o texto inteiro e fazer uma versão simplificada dele depois.
  Usar marca textos e post-it para marcar as partes mais importantes que você não pode esquecer de pôr no resumo pode ajudar. Mas não estude apenas pelas partes grifadas, isso não é muito recomendado porque você pode acabar perdendo uma parte importante.

  Mapas mentais são muito úteis também. A diferença é que além de escrever você desenha também, aconselho para aqueles que preferem ou tem mais facilidade em aprender de forma mais visual do que escrita. Nos mapas mentais você coloca a idéia principal no centro e dela vai puxando os ramos.

Fonte "Desconversa"

4. Organize seu tempo de estudo

  Organize ele entre leitura, revisão e exercícios para qualquer matéria seja ela fácil ou difícil. Existe uma teoria chamada "Teoria 10-20-70 ela diz que 10% do que você aprende está relacionado à teoria, ou seja, escrita e leitura. 20% está relacionado com o compartilhamento monte uma pequena aula para amigos, companheiro, família ou fale sozinho mesmo no quarto isso vai servir como revisão e você vai conseguir notar o que aprendeu ou não. Os outros 70% estão ligados à prática, então você pode ver que exercícios são a parte mais importante dos estudos, para mim você pode pular a parte da revisão mas os exercícios jamais.
  Experimente fazer esse ciclo de leitura, revisão e exercícios todos os dias que tiver matéria nova pois assim você não irá acumular tudo para a semana da prova, assim, vai ter mais tempo livre ou para estudar outras matérias e não se preocupar tanto já que na semana da prova é só dar uma olhada nos exercícios ou fazer mais uma pequena aula para ver se o conteúdo está todo na cabeça.

5. Faça breve pausas

   Você não vai ter um desempenho benéfico ou produtivo se estudar com fome, cansado ou até mesmo de saco cheio de estudar. Se o seu cérebro não está acostumado a estudar 2 horas seguidas de uma matéria de uma breve pausa para comer, andar um pouco, tomar um banho, mexer no celular e etc. Só não faça uma pausa de 7 horas, 3 dias.
   Posso falar por experiência própria, já fiquei estudando umas 3 ou 4 horas seguidas só porque o dia da prova estava chegando e no fim percebi que não entendi nada, foi tudo perda de tempo, então não force seu cérebro.

  Vale lembrar que tem aquelas dicas basicas tambem: evite ao maximo faltas e distracoes na sala de aula. Tenha uma noite de sono tranquila pra nao ficar com sono de manha e quando chegar em casa cair na cama e dormir a tarde inteira. Espero que voces tirem proveito dessas dicas <3. 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Estou precisando fazer isso com meus estudos de ilustração t.t Já anotado para começar a tentar para ontem *--*
    Beijão!

    ResponderExcluir